Saúde intelectual

SERVIÇO SOCIAL:

Prestamos atendimento às famílias determinante na articulação inter-institucional  no processo de integração de nossos jovens ao mercado de trabalho, assim como nos projetos de intercâmbio cultural e de lazer. Realiza reuniões mensais e atendimentos individuais quando necessário.

 

 

CURSOS PARA GERAÇÃO DE RENDA FAMILIAR

Foram  realizados cursos permanentes para membros da família, com objetivo de fomentar a geração de renda através de capacitação para confecção de artigos de artesanato, (bijouterias; fuxico; saias de vassouras para pano de chão; cestas e acessórios de canudos de jornal; mobiliários, vassouras e bolsas de garrafa pet) e execução de receitas culinárias (pizza, panetones, biscoitos, bolos e doces em calda), customização de roupas e transformação do óleo de cozinha usado em sabão. Em parceria com a Fundação Mokiti Okada é feito com as mães a oficina “Vivência das Flores” onde aprenderam fazer arranjos florais.

 

CICLO DE PALESTRAS

thumb-acao-saude-intelectual-ciclo-de-palestrasForam realizadas palestras mensais com temas que:

  •  Orientem os pais quanto a condutas de reforço ao tratamento nas atividades familiares, como: independência, inclusão com socialização, exercícios fonoaudiológicos, distúrbios emocionais, sexualidade, posturas adequadas, etc.
  • Promovam  informações em saúde, direitos e deveres legais, acesso a programas sociais, etc.

 

FONOAUDIOLOGIA

Prestamos atendimentos no Ambulatório e na Escola, visando a reabilitação dos distúrbios da comunicação, na fala, na audição, na escrita e leitura, além de outros que dificultem a integração social. No trabalho com o deficiente auditivo foi realizado o acompanhamento para regulagem das próteses auditivas e estimulação da linguagem específica. Em nossa Instituição utilizamos  o aparelho TDA,  (teclado adaptado ao telefone público (orelhão)  no qual se faz a ligação mediante a digitação do texto a ser lido pela central). É o primeiro aparelho colocado em Instituição na Cidade do Rio de Janeiro.

 

PSICOLOGIA

Prestamos  atendimento no Ambulatório e na Escola, visando  a reabilitação dos distúrbios emocionais, apoio psicológico aos pais e acompanha  efetivamente a inserção na empregabilidade.

 

 

 

FISIOTERAPIA

Prestamos atendimento no Ambulatório e na Escola, que visa o desenvolvimento físico e motor, a fim de tornar o indivíduo o mais independente possível. Continuamos parceria  com FURNAS no Projeto Oficina da Ciranda, onde pais e familiares de crianças de 1 a 6 anos, que não conseguem sustentar o tronco, aprendem a fabricar  e recebem a cadeirinha Ciranda.

Foi feito uma parceria com a Fundação Liliane Fonds, localizada na Holanda, onde  recebemos a verba para a compra de:

02 ALINHAVOS DE URSINHOS – EVA – 02 CADEIRAS DE RODAS CANTU INFANTIL, 01 CADEIRA DE RODAS MAX OBESO 150 KGS 03 CADEIRAS DE RODAS PRISMA INFANTIL, 07 CADEIRAS HIGIÊNICAS 202 – FIXA, 08 COLCHÕES CAIXA DE OVO, 02 QUEBRA CABEÇA EM CUBOS: ANIMAIS E SEUS HABITATS E 01 SEQUÊNCIA LOGICA TEMPO

As cadeiras Prisma foram  feitas sob medida para o Projeto de Reabilitação Individual (PRI).

PSICOMOTRICIDADE

Prestamos atendimento no Ambulatório e na Escola, que visa a compatibilização da evolução neuromotora aos padrões de normalidade do desenvolvimento e  a reorganização da estrutura psicomotora.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Com uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas. Atendemos  no Ambulatório,  bebês de 3 meses a 3 anos de idade, visando oferecer qualidade de estímulos na maturação e no  desenvolvimento de bebê com necessidades  especiais, a fim de prevenir ou minimizar outros comprometimentos que possam ser instaladas.

 

 

ESCOLARIDADE ESPECIALIZADA

thumb-acao-saude-intelectual-escolaridade-especializadaTem como objetivo específico:

  • Dinamizar as aulas, levando os alunos a uma participação efetiva no processo ensino-aprendizagem;
  • Trabalhar no sentido de despertar a criatividade.
  • Desenvolver a capacidade da aprendizagem de forma lúdica;
  • Orientar os alunos nas atividades de vida diária;
  • Promover a integração efetiva de crianças e jovens  com necessidades especiais através de um processo natural de troca de experiências e respeito as limitações;
  • Proporcionar atividades que possibilitem o desenvolvimento da percepção, concentração, memorização, atenção e expressão.

Participação no – OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) – pelo Instituto de Física da UERJ. Nossa Instituição foi a única Escola de Educação Especial do Brasil a participar desta atividade.

Participação no – OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente) – organizada pela FIOCRUZ. Nossa Instituição foi a única Escola de Educação Especial do Brasil a participar desta atividade.

Parceria com  Argentinos no Projeto Eratóstenes – Medimos a sombra de uma haste no mesmo dia às 12:00h e trocamos nossas medidas com as Escolas Argentinas, essa troca se deu por meio eletrônico, email, enviamos fotos das atividades e recebemos.

Participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – registramos nossa atividade, que foi publicada no site a SMNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia)  “Recicle” onde nossas crianças e adolescentes fizeram objetos com materiais reciladados.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Participamos  do XI Jogos da Vila Olímpica da Mangueira nas categorias: zig-zag, salto s/corrida, lançamento de pelota, natação, onde conquistaram muitas medalhas.

Capoeira Adaptada onde nossas crianças, jovens e adultos se apresentam em vários eventos, inclusive nossa capoeira adaptada foi selecionada para o Programa do OMO MULTIAÇÃO (Sujar Faz Bem) ficamos entre os 5 (cinco) classificados do Rio de Janeiro.

PROFISSIONALIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DE RENDA

Na nossa cozinha experimental nossas crianças e jovens aprendem a fazer pizza, pãozinho integral, biscoitos, doces em compota:

  • Oficina  “Do óleo ao sabão”  utilizando o óleo  de cozinha usado transformando-o em sabão.
  • Oferecemos ainda aulas de artesanato, onde foram confeccionadas peças como: porta retratos, potes ornamentais, panos de prato, materiais reciclados, pintura em tecido e MDF (madeira do futuro), customização e crochê.

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Um instrutor de informática capacita duas vezes por semana nossas crianças e adolescentes com a finalidade de inclusão digital. Atualizando a página na Internet mês a mês.

Programa de Empregabilidade: Com a criação da Secretaria Extraordinária do Deficiente Cidadão no município do Rio de Janeiro, começaram a surgir várias oportunidades de vagas para portadores de deficiência em grandes empresas. Estamos em processo de estruturação deste programa, já que para haver a inserção de nossos jovens nestas empresas é preciso qualificá-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentário

Sobre o CENOM

O Cenom é uma instituição filantrópica fundada em 15 de julho de 1974. Sua missão é educar, habilitar e/ou reabilitar crianças e jovens com deficiência, objetivando sua inclusão junto à sociedade com a participação efetiva da família.

Saiba mais sobre o CENOM

Saúde Auditiva

De diagnóstico com fonoaudiólogo audiologista, passando pela protetização, o CENOM é referência em saúde auditiva.

Conheça todas as nossas ações em Saúde Auditiva

Saúde intelectual

Com ações que vão desde escolaridade especializada até os cursos de profissionalização para a geração de renda, o CENOM integra os seus pacientes na sociedade.

Conheça todas as nossas ações em Saúde Intelectual

Come chegar no CENOM

Rua João barbalho 193 - Quintino, Rio de Janeiro / RJ

CENOM - Centro Educacional Nosso Mundo