SERVIÇO SOCIAL:
Prestamos atendimento às famílias determinante na articulação inter-institucional no processo de integração de nossos jovens ao mercado de trabalho, assim como nos projetos de intercâmbio cultural e de lazer. Realiza reuniões mensais e atendimentos individuais quando necessário.
CURSOS PARA GERAÇÃO DE RENDA FAMILIAR
Foram realizados cursos permanentes para membros da família, com objetivo de fomentar a geração de renda através de capacitação para confecção de artigos de artesanato, (bijouterias; fuxico; saias de vassouras para pano de chão; cestas e acessórios de canudos de jornal; mobiliários, vassouras e bolsas de garrafa pet) e execução de receitas culinárias (pizza, panetones, biscoitos, bolos e doces em calda), customização de roupas e transformação do óleo de cozinha usado em sabão. Em parceria com a Fundação Mokiti Okada é feito com as mães a oficina “Vivência das Flores” onde aprenderam fazer arranjos florais.
CICLO DE PALESTRAS
Foram realizadas palestras mensais com temas que:
- Orientem os pais quanto a condutas de reforço ao tratamento nas atividades familiares, como: independência, inclusão com socialização, exercícios fonoaudiológicos, distúrbios emocionais, sexualidade, posturas adequadas, etc.
- Promovam informações em saúde, direitos e deveres legais, acesso a programas sociais, etc.
FONOAUDIOLOGIA
Prestamos atendimentos no Ambulatório e na Escola, visando a reabilitação dos distúrbios da comunicação, na fala, na audição, na escrita e leitura, além de outros que dificultem a integração social. No trabalho com o deficiente auditivo foi realizado o acompanhamento para regulagem das próteses auditivas e estimulação da linguagem específica. Em nossa Instituição utilizamos o aparelho TDA, (teclado adaptado ao telefone público (orelhão) no qual se faz a ligação mediante a digitação do texto a ser lido pela central). É o primeiro aparelho colocado em Instituição na Cidade do Rio de Janeiro.
PSICOLOGIA
Prestamos atendimento no Ambulatório e na Escola, visando a reabilitação dos distúrbios emocionais, apoio psicológico aos pais e acompanha efetivamente a inserção na empregabilidade.
FISIOTERAPIA
Prestamos atendimento no Ambulatório e na Escola, que visa o desenvolvimento físico e motor, a fim de tornar o indivíduo o mais independente possível. Continuamos parceria com FURNAS no Projeto Oficina da Ciranda, onde pais e familiares de crianças de 1 a 6 anos, que não conseguem sustentar o tronco, aprendem a fabricar e recebem a cadeirinha Ciranda.
Foi feito uma parceria com a Fundação Liliane Fonds, localizada na Holanda, onde recebemos a verba para a compra de:
02 ALINHAVOS DE URSINHOS – EVA – 02 CADEIRAS DE RODAS CANTU INFANTIL, 01 CADEIRA DE RODAS MAX OBESO 150 KGS 03 CADEIRAS DE RODAS PRISMA INFANTIL, 07 CADEIRAS HIGIÊNICAS 202 – FIXA, 08 COLCHÕES CAIXA DE OVO, 02 QUEBRA CABEÇA EM CUBOS: ANIMAIS E SEUS HABITATS E 01 SEQUÊNCIA LOGICA TEMPO
As cadeiras Prisma foram feitas sob medida para o Projeto de Reabilitação Individual (PRI).
PSICOMOTRICIDADE
Prestamos atendimento no Ambulatório e na Escola, que visa a compatibilização da evolução neuromotora aos padrões de normalidade do desenvolvimento e a reorganização da estrutura psicomotora.
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Com uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas. Atendemos no Ambulatório, bebês de 3 meses a 3 anos de idade, visando oferecer qualidade de estímulos na maturação e no desenvolvimento de bebê com necessidades especiais, a fim de prevenir ou minimizar outros comprometimentos que possam ser instaladas.
ESCOLARIDADE ESPECIALIZADA
Tem como objetivo específico:
- Dinamizar as aulas, levando os alunos a uma participação efetiva no processo ensino-aprendizagem;
- Trabalhar no sentido de despertar a criatividade.
- Desenvolver a capacidade da aprendizagem de forma lúdica;
- Orientar os alunos nas atividades de vida diária;
- Promover a integração efetiva de crianças e jovens com necessidades especiais através de um processo natural de troca de experiências e respeito as limitações;
- Proporcionar atividades que possibilitem o desenvolvimento da percepção, concentração, memorização, atenção e expressão.
Participação no – OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) – pelo Instituto de Física da UERJ. Nossa Instituição foi a única Escola de Educação Especial do Brasil a participar desta atividade.
Participação no – OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente) – organizada pela FIOCRUZ. Nossa Instituição foi a única Escola de Educação Especial do Brasil a participar desta atividade.
Parceria com Argentinos no Projeto Eratóstenes – Medimos a sombra de uma haste no mesmo dia às 12:00h e trocamos nossas medidas com as Escolas Argentinas, essa troca se deu por meio eletrônico, email, enviamos fotos das atividades e recebemos.
Participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – registramos nossa atividade, que foi publicada no site a SMNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) “Recicle” onde nossas crianças e adolescentes fizeram objetos com materiais reciladados.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Participamos do XI Jogos da Vila Olímpica da Mangueira nas categorias: zig-zag, salto s/corrida, lançamento de pelota, natação, onde conquistaram muitas medalhas.
Capoeira Adaptada onde nossas crianças, jovens e adultos se apresentam em vários eventos, inclusive nossa capoeira adaptada foi selecionada para o Programa do OMO MULTIAÇÃO (Sujar Faz Bem) ficamos entre os 5 (cinco) classificados do Rio de Janeiro.
PROFISSIONALIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DE RENDA
Na nossa cozinha experimental nossas crianças e jovens aprendem a fazer pizza, pãozinho integral, biscoitos, doces em compota:
- Oficina “Do óleo ao sabão” utilizando o óleo de cozinha usado transformando-o em sabão.
- Oferecemos ainda aulas de artesanato, onde foram confeccionadas peças como: porta retratos, potes ornamentais, panos de prato, materiais reciclados, pintura em tecido e MDF (madeira do futuro), customização e crochê.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Um instrutor de informática capacita duas vezes por semana nossas crianças e adolescentes com a finalidade de inclusão digital. Atualizando a página na Internet mês a mês.
Programa de Empregabilidade: Com a criação da Secretaria Extraordinária do Deficiente Cidadão no município do Rio de Janeiro, começaram a surgir várias oportunidades de vagas para portadores de deficiência em grandes empresas. Estamos em processo de estruturação deste programa, já que para haver a inserção de nossos jovens nestas empresas é preciso qualificá-los.