Saúde auditiva

FONOAUDIÓLOGO AUDIOLOGISTA (DIAGNÓSTICO)

Presta  atendimento visando o diagnóstico precoce de alterações auditivas, realizando exame de audiometria tonal liminar via aérea e óssea ou campo livre, exame de logoaudiometria (LDV, LRF, IRF) e exame de imitanciometria, exame de emissões otoacústicas, provas de instrumentos sonoros.   Atua na saúde preventiva orientando a importância do uso do protetor auricular (EPA) quando o trabalhador se expõe  a ruído intenso, entre outros.

SERVIÇO SOCIAL

thumb-acao-saude-auditiva-servico-socialAtua no Programa de Saúde Auditiva na perspectiva de fortalecimento das Políticas Públicas para o deficiente auditivo, realizando atendimento individualizados e em grupo visando à atenção integral a saúde do usuário, assim como da sua família. Oferece orientações relacionadas a questões previdenciárias, trabalhistas educacionais entre outros. Atua também na articulação entre os programas sociais dos municípios da rede, garantir o acesso natural à porta de entrada, assim como uma porta de saída que facilite a inclusão permanente do usuário.

OTORRINOLARINGOLOGISTA

Realiza consultas médicas, prescrição de medicamentos quando necessário, solicita exames complementares, retira cerúmen e faz indicações de ASSI’s.

FONOAUDIÓLOGO AUDIOLOGISTA (PROTETIZAÇÃO)

thumb-acao-saude-auditiva-audiologista-protetizacaoPresta atendimento visando teste com AASI, confecção de pré-moldagem, adaptação do AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual), orientação quanto ao uso do aparelho auditivo, manuseio e cuidados gerais do mesmo. Foi dada a orientação também quanto à importância do retorno quando necessário os ajustes do seu aparelho e também do período de retorno semestral para crianças até 15 anos. e anual para adultos para acompanhamento.  E se necessário encaminhamos para terapia fonoaudiológica.

TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA

Presta atendimento para usuários de ASSI’s, visando o bom aproveitamento do recurso tecnológico que o mesmo possui, para melhorar suas atividades diárias. No caso de crianças que não possuam linguagem atua na estimulação auditiva e da linguagem da mesma com o objetivo de melhorar o seu desenvolvimento  linguístico.

PSICOLOGIA

thumb-acao-saude-auditiva-psicologiaPresta atendimento visando a desconstrução do estigma e ainda envolve a utilização do AASI assim como na identificação de conflitos gerados pela deficiência auditiva, buscando a promoção da reinserção familiar e social. Fazendo também orientação e encaminhamentos necessários.

Comentário

Sobre o CENOM

O Cenom é uma instituição filantrópica fundada em 15 de julho de 1974. Sua missão é educar, habilitar e/ou reabilitar crianças e jovens com deficiência, objetivando sua inclusão junto à sociedade com a participação efetiva da família.

Saiba mais sobre o CENOM

Saúde Auditiva

De diagnóstico com fonoaudiólogo audiologista, passando pela protetização, o CENOM é referência em saúde auditiva.

Conheça todas as nossas ações em Saúde Auditiva

Saúde intelectual

Com ações que vão desde escolaridade especializada até os cursos de profissionalização para a geração de renda, o CENOM integra os seus pacientes na sociedade.

Conheça todas as nossas ações em Saúde Intelectual

Come chegar no CENOM

Rua João barbalho 193 - Quintino, Rio de Janeiro / RJ

CENOM - Centro Educacional Nosso Mundo